top of page
  • Foto do escritorNathália Henriques

O exercício da Psicologia não pode compactuar com posturas que desviam dos direitos humanos

Atualizado: 19 de dez. de 2022



Os direitos humanos são normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos. Além disso, eles regem como cada um individualmente vive em sociedade e entre si, assim como as relações entre as pessoas e o Estado e as obrigações que o Estado tem com a sociedade. Dessa forma, a lei dos direitos humanos estabelece que cada um deve usufruir de seus direitos ao mesmo tempo que respeita os direitos alheios.


Qual é a relação entre psicologia e direitos humanos?


Há um código de ética dos psicólogos que é responsável por orientar a prática profissional. Um dos seus pressupostos é de que o trabalho deve ser embasado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que funciona como um norte ético, ou seja, um guia para orientar a atuação destes profissionais.


Um grande desafio dos psicólogos é a linha tênue que existe entre o atendimento baseado em conhecimentos teóricos e científicos e as crenças, valores e percepções pessoais do indivíduo que está realizando o atendimento.


Não é incomum ouvirmos sobre casos de psicólogos que querem promover a “cura gay” ou o psicólogo cristão, que são ações totalmente absurdas e que não vão ao encontro do Código de Ética do Psicólogo e da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Isso porque todo ser humano tem o direito de ser respeitado, independentemente da sua raça, religião, orientação sexual etc.


O contexto social atual, com a ascensão de propostas autoritárias e regressivas de direitos é preocupante, com subjetividades intolerantes, fundamentalistas, agressivas em que o ódio e a desqualificação do que é diferente predominam, onde a diferença tem que ser extinta. Mais do que nunca, o psicólogo deve se colocar ao lado dos direitos humanos, não de forma abstrata, mas de forma concreta, defendendo que toda e qualquer pessoa tem direitos que precisam ser respeitados. Isso não é uma posição político-partidária, é uma posição ético-política. A questão dos direitos humanos hoje se coloca como sobrevivência da humanidade e nós temos que estar nessa luta.

7 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page